A Weltenburger Kloster é marca alemã, teve origem no monastério Weltenburg às margens do rio Danúbio. Por volta do ano de 1050, os monges passaram a produzir as primeiras cervejas da região. Essa consagrada marca alemã chegou ao Brasil através da cervejaria Petrópolis que hoje produz 4 estilos da marca, dos quais tivemos oportunidade de conhecer 2, Weltenburger Kloster Anno 1050 que foi um presente do nosso amigo Fernando (Miúdo) e a Welterburger Kloster Hefe-Weissbier Dunkel que compramos num mercado em Barão Geraldo.
Vamos começar a descrição pela Anno 1050, uma lager tradicional muito carbonatada, com espuma espessa clara e que mantem-se no copo por bastante tempo, possui coloração amarelo ouro. Além da aparência atraente, apresenta forte sabor do malte e remete ao gosto de pão. É uma cerveja saborosa, refrescante, com aroma evidente. O fabricante a classifica como cerveja do tipo abadia por utilizar as antigas receitas do monastério. Seu teor alcoólico é de 5,5%. Umas das melhores lagers que já tomamos e acreditamos que vale a pena conhecer.
Hoje experimentamos a cerveja de trigo escura da mesma marca. A Weltenburger Kloster Hefe-Weissbier Dunkel é uma cerveja produzida com maltes torrados de trigo e cevada, não filtrada e por isso bastante turva, sua coloração lembra melaço, caramelo, mel... Uma cerveja muito carbonatada, formando muito mais espuma do que a Anno 1050, com ligeiro aroma e sabor do malte torrado e caramelo, a influência do trigo no aroma e sabor é quase imperceptível.
Essa weissbier ficou abaixo das nossas expectativas, que eram altar depois de provar a Anno 1050. Fica devendo no sabor e aroma de trigo e frutado característico das melhores cervejas desse estilo. Seu teor alcoólico é de 5,3% e pode ser encontrada a garrafa de 500ml por cerca de R$10,00. Vale apenas como curiosidade, mas não é uma das melhores cervejas de trigo que já experimentamos, ainda estamos atrás de uma cerveja de trigo escura para conhecer melhor esse estilo.
Aprecie com qualidade,
Abraços,
Cacá e Tassa