Olá apreciadores e apreciadoras!
Depois de uma degustação de alguns rótulos na última sexta-feira, escolhemos o novo post: Erdinger Pikantus .
A Erdinger é uma tradicional cervejaria do sul da Alemanha, mundialmente conhecida por produzir unicamente cervejas de trigo de alta qualidade. No ano passado (2011), a marca completou 125 anos!
A Pikantus é uma Weizenbock, estilo que combina características da cerveja de trigo com a Bock.
Portanto, vamos falar um pouco sobre o estilo bock:
Bock - Originou-se na cidade de Einbeck, no norte da Alemanha, inicialmente produzida como do tipo Ale e posteriormente firmou-se em Munique, quando passou a ser produzida como Lager. (Para relembrar as diferenças entre Lager e Ale vejam o parágrafo de leveduras do post: "Como produzir uma cerveja!".)
O estilo é definido basicamente por coloração vermelha ou marrom, pela variedade de maltes e alto teor alcoólico (normalmente entre 6% e 12%). Curiosidade: Bock é cabra ou cabrito em alemão, por isso alguns rótulos se encontra a figura do animal!
Uma Weizenbock, utiliza maltes torrados de trigo e cevada, é considerada uma Doppelbock (Doppel = duplo) por ter uma concentração maior de malte e menor de água.
Uma cerveja bem encorpada, de coloração caramelo escuro, bastante cabonatada que apresenta grande formação de espuma porém não persistente. Seu aroma é doce, possível sentir toques de mel. É uma cerveja forte, muito saborosa que remete ao malte torrado e malte de trigo. O alto teor alcoólico ( 7,3% ) é bem perceptível ao paladar, o que torna uma cerveja muito interessante mas que não é fácil de se consumir em grande volume.
Aos que gostam de cervejas fortes está aí uma ótima opção, principalmente para o inverno!
A garrafa de 500 ml custa entre 10 e 12 reais e foi encontrada no supermercado Good Bom em Sumaré.
Aprecie com qualidade!
Abraços,
Cacá e Tassa.