domingo, 16 de dezembro de 2012

Russian Imperial Stout - Wäls Petroleum


Olá apreciadores e apreciadoras, 

O Petroleum é nosso!

Calma pessoal, o post de hoje não é sobre os royalties ou produção de petróleo, e sim da cerveja Wäls Petroleum, uma obra-prima com receita inicial da cervejaria paranaense Dum e releitura para produção em maior escala pela mineira Wäls.


A Petroleum produzida pela Dum e a produzida pela Wäls possuem algumas leves diferenças. Infelizmente a produção da cervejaria Dum é limitada, o que dificulta a distribuição fora do estado, além de que, para produzir a cerveja em questão demora aproximadamente 2 meses. Já a produção pela Wäls demora 1 mês, por sua maturação ter um tempo menor, e sua escala é maior. Mesmo assim esperamos quase um mês para encontrar essa cerveja.

Outra diferença entre as duas é a carbonatação, a Dum realiza a carbonatação forçada, que é a injeção de gás carbônico antes de engarrafar, enquanto a Wäls utiliza a técnica de priming, carbonatação na garrafa com adição de fermento. (Vide video: Mestre-Cervejeiro.com)

Experimentamos a Wäls Petroleum, que pertence ao estilo Russian Imperial Stout, um tipo de cerveja escura, bem lupulada e alcoólica, que possui essas características para suportar as viagens da Inglaterra a Russia, onde era comercializada.

A Wäls Petroleum tem uma apresentação muito bonita, desde a garrafa rolhada até colocá-la no copo. É muito licorosa e encorpada, de coloração preta e opaca, apresenta uma boa carbonatação e boa formação de espuma que é cremosa, abundante e escura. No fundo da garrafa é possível observar a deposição de levedo.

Desde a abertura da garrafa já se sente o aroma muito forte e complexo, com o adocicado de chocolate, misturado com café e malte torrado. Os mesmos toques estão presentes no sabor, com retrogosto do malte torrado, que fazem os 70 IBU (unidade internacional de amargor) parecerem suaves.

A cerveja é tão densa e viscosa que a parede do copo fica borrada e o volume alcoólico de 12% passa despercebido. A receita leva aveia que confere parte do corpo da cerveja e adição de cacau belga na maturação que traz um grande diferencial para o sabor.


Harmoniza muito bem com o clássico bolo de cenoura com cobertura de chocolate, que suaviza o amargor deixado pelo malte torrado. A garrafa de 375 ml custa cerca de R$ 16,00 e apenas encontra-se em lojas especializadas. 

Aprecie com qualidade!

Cacá e Tassa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário