neste primeiro post vamos falar de um estilo que é um dos nossos prediletos. Ao considerar suas características, como aroma, sabor, coloração, etc, diverge bastante com as cervejas populares.
IPA, ou India Pale Ale, é um subgrupo das Ales, que foi criado pelos ingleses para aguentar viagens até as Índias, para isso era adicionado uma quantidade maior de lúpulo em sua fabricação o que proporciona um amargor carregado além de ser um antibactericida. Outro fator que auxilia em sua conservação é o alto teor alcoólico.
Mas antes vamos explicar o que são as Pale Ales, que vem do inglês cerveja clara, ou pálida. Vale ressaltar que o claro em outros países é muito mais escuro do que estamos acostumados aqui. As cervejas do tipo Ale, claras ou não, tem como característica fermentação em temperaturas mais altas (15-24ºC) devido a levedura utilizada (Saccharomyces cerevisiae) que durante a fermentação produz esteres, resultando numa cerveja encorpada, com sabor frutado e forte aroma. Para contrastar com esse forte sabor, em geral ela é bem lupulada, aumentando seu amargor, como é o caso da descrita acima India Pale Ale, as mais carregadas em lúpulo.
Agora vamos ao que interessa: Colorado Indica!
A Colorado Indica entra como uma das melhores cervejas para a maioria dos avaliadores, ela segue a risca o pedrigree de uma verdadeira IPA, não perdendo em nada para as estrangeiras.
É uma cerveja forte, turva, encorpada e bastante amarga. Produzida em Ribeirão Preto-SP, sua graduação alcoólica é de 7%, porém é pouco perceptível devido seu sabor complexo que leva entre outras coisas rapadura.
Brilhante para degustação, mas vá com calma, você não conseguirá tomar várias e várias garrafas dessa daqui.
No mercado seu preço varia entre R$10 e R$15 na garrafa de 600ml. Pode ser encontrada, na região de Campinas, no Atacado Makro e no Empório Santa Therezinha, entre outros.
Sem dúvida uma das melhores que já tomamos!
Aprecie com qualidade!
Abraços,
Aprecie com qualidade!
Abraços,
Cacá e Tassa.