segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Lager - Heineken


Olá apreciadores e apreciadoras,

Aproveitando a deixa do post anterior, vamos conhecer um pouco sobre a cerveja Heineken, que estréia o estilo Lager aqui no blog.

Somos meio suspeitos para falar dessa cerveja, pois a Heineken é uma de nossas cervejas prediletas, além de uma excelente opção para se tomar em volume. O que a difere das demais cervejas populares é que ela pertence a categoria Premium Lager, normalmente mais lupulada e consequentemente mais amarga, enquanto as outras (Brahma, Skol, Budweiser, Itaipava, Sol, etc.) chamadas Pilsen, são na verdade American Lagers, ou seja, lagers mais aguadas, leves e refrescantes baseadas nas Pilsens ou Pilseners tchecas.

Antes de continuar descrevendo essa famosa cerveja, vamos as Lagers:

Antigamente a produção de cerveja era restrita a igreja. Os monjes da Bavaria, detentores do conhecimento, já possuiam os métodos necessários para a produção das Ales e então, na tentativa de prolongar a vida da cerveja, começaram a armazená-las em temperaturas mais baixas, em "adegas" com neve.

Então perceberam que com o tempo as cervejas se tornavam mais suaves e a mudança conquistou o gosto de muitos. Assim nasceram as Lagers, do alemão, armazém. 

Na verdade a temperatura baixa favoreceu o crescimento das leveduras das lagers, e essas foram as responsáveis pela alteração.

Hoje, as lagers são as cervejas mais consumidas do mundo. São de baixa fermentação ou fermentação a frio, como já explicado acima, em geral entre 6 e 12ºC. Sua gradução alcoólica costuma beirar os 5%, mas em alguns subtipos podem chegar em torno de 10% devido a adição de açúcar.

Normalmente as lagers não são tão encorpadas quanto as ales e também possem menos aromas e sabores frutados.


Agora o mostro Heineken!

Se tivessemos que escolher uma Pale Lager que fosse sofisticada e agradasse a todos a resposta seria Heineken! Pois ela mistura nobreza, bom gosto e popularidade ao mesmo tempo.
 

Em 2011 a Heineken invadiu o mercado brasileiro, com todos os seus produtos: lata, garrafa, keg (barrilzinho de 5 litros de chopp), chopp, long neck, etc. Além de patrocinar vários eventos, entre eles Rock In Rio e SWU. E hoje é muito fácil encontrar a Heineken nas patreleiras dos supermercados e nos cardápios dos bares e restaurantes.

Não é surpresa que essa cerveja tenha agradado tanto o consumidor brasileiro, visto que é produzida em 70 países e vendida em mais de 120! 

Um dos diferencias que vale a pena ressaltar, é que a Heineken introduziu a opção dos kegs, que caiu no gosto popular e incentivou outras cervejarias a vender nesse tipo de embalagem. O preço varia entre 35 e 50 reais. E é uma ótima opção para se tomar em grupo. Dica: é necessário que fique na geladeira por 12h antes de consumir!

A long neck aparece no mercado com preço de 1,70 até 2,00 reais.
O chopp Heineken é encontrado na distribuidora ChoppCampinas no Taquaral em Campinas-SP e sai por 7,50 o litro.

 A Heineken é uma cerveja suave, leve e relativamente amarga quando comparada com as cervejas populares (american lagers). Mesmo assim é de fácil consumo e muito refrescante.

O mais legal é que é uma cerveja boa e que se encontra em todo o lugar! Seu teor alcoolico é de 5%.


Aprecie com qualidade!


Um abraço,

Cacá e Tassa.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário